Contatos:

Fone/Fax: (66)34941071
E-mail: sjp.ee.ludovicov.camargo@educacao.mt.gov.br

Fachada da Escola

Fachada da Escola

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. "Paulo Freire"

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Google Drive - Como e por que usar?

Imagem: reprodução 
Apesar de não ser de uso exclusivo para a Educação, ela é extremamente 
útil para professores e gestores.
Nele, você pode escrever documentos, montar planilhas e apresentações de slides, criar formulários e organizar arquivos em pastas. Você pode estar se perguntando, “Mas qual é a diferença entre usar esses recursos através do Drive e pelo pacote Office instalado no meu computador?”. Bem, além de possuir as funcionalidades já existentes em programas como Word e Excel, o Drive permite: salvar arquivos em uma plataforma online (e chega de pen drives!), editar arquivos em conjunto, comentar trabalhos de forma fácil e direta.
Se você ainda não utiliza essa plataforma, agora é sua chance de aprender os primeiros passos. Se já utiliza, que tal descobrir outras formas de associá-la ao seu trabalho? Vamos lá!
Acesse
Entre no Drive através desse link. Se você ainda não possui uma conta Google (aquela mesma do Gmail) é bem facinho criar uma.

Crie uma pasta
drive1blog
A tela do drive é assim. Nela, aparecem os seus arquivos (que podem ser organizados em pastas). Para criar uma nova pasta clique em Novo> Pasta e dê um nome para ela. Também é possível criar uma pasta dentro da outra. Algumas dicas são colocar o nome da escola ou da turma, por exemplo, para localizar mais facilmente depois.
Altere as cores
Para facilitar na organização, você também pode alterar as cores das pastas. No canto esquerdo, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta desejada. Várias opções serão oferecidas para você, entre elas Alterar cor.
drive6blog

Leve arquivos para a plataforma
Agora, suponhamos que você tenha uma pasta ou um arquivo salvo no seu computador e deseje salvá-lo e/ou abri-lo no Drive. Como fazer?
É bem simples. Basta clicar em Novo> Upload de pasta ou Upload de arquivo e selecionar no seu computador. Qual a vantagem disso? Seu arquivo fica salvo na nuvem e caso seu computador tenha algum problema, nada será perdido e quando precisar ir de uma escola à outra, não precisa levar pen drive, basta acessar a internet.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário