Contatos:

Fone/Fax: (66)34941071
E-mail: sjp.ee.ludovicov.camargo@educacao.mt.gov.br

Fachada da Escola

Fachada da Escola

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. "Paulo Freire"

quinta-feira, 17 de março de 2016

História de São José do Povo


As origens do município de São José do Povo se associam à história de Rondonópolis.
Parte integrante do contexto econômico e social desse lugar. José Salmen Hanze chegou a região na década de sessenta, com a finalidade de desenvolver uma colonização.
 Os parcos recursos de que Hanze dispunha não permitiram uma infra-estrutura de grande porte. Mesmo assim a povoação tomou certo impulso no final da década da pioneira colonização.
 A denominação de São José do Povo se deve ao orago do lugar, São José, e a homenagem ao próprio povo da localidade, por própria conta e recurso levantou social e economicamente o município. Hanze destinou 254 has. para a formação da sede do povoado.
 Mais tarde o colonizador arrependeu-se e diminuiu a área para 63 has, contrariando os ideais dos moradores da localidade, que pretendiam outra sorte ao lugar. 
A vida dos moradores de São José do Povo estabilizou-se a partir da chegada do asfalto, pois o lugar situava-se a sete quilômetros apenas da rodovia entre Rondonópolis e Guiratinga. 
Um dos reflexos imediatos da ação pioneira foi a criação da Escola Agrícola de São José do Povo, conseguida por convênio federal. 

 A Lei Estadual nº 5.486, de 4 de julho de 1989, criou o município. 

Disponível em: http://www.matogrossoeseusmunicipios.com.br/conteudo.php?cid=562

Nenhum comentário:

Postar um comentário