Contatos:

Fone/Fax: (66)34941071
E-mail: sjp.ee.ludovicov.camargo@educacao.mt.gov.br

Fachada da Escola

Fachada da Escola

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. "Paulo Freire"

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Blog Educativo, o quê é?

        Um edublog, blog educativo ou blog educacional é um blog sobre assuntos gerais ou assuntos específicos relacionados à educação. 
     Edublogs são desenvolvidos para apoio ao estudante e professor no processo de aprendizagem, facilitando a reflexão, questionando por si e dos outros.

Veja algumas sugestões de blogs educativos:

1- Educa Já
Elaborado pela pedagoga e escritora paulista Cybele Meyer, engajada com vários assuntos referentes à educação, o blog traz uma série de textos que refletem assuntos ligados ao ensino infantil, sustentabilidade, literatura e conteúdos para sala de aula. Além de textos, o blog que é sempre atualizado, traz vídeos com entrevistas e debates importantes sobre ensino e afins. O blog está no ar desde 2007, sempre com novidades.
edu_ja

2- Oficina da Educação
Blog escrito pela professora Gládis Leal, direcionado ao uso de tecnologia no ensino, com dicas e explicações de como fazer uso de jogos e ferramentas para diversificar e enriquecer a didática em sala de aula. O blog divulga links que podem ser aproveitados em diversas atividades escolares e ressalta assim a importância do uso conjunto do conhecimento e da tecnologia nas escolas.
oficina_edu

3- Cantinho Alternativo
O Blog da professora Greice Amorim é dedicado ao mundo do ensino infantil, compartilha com pais e mães textos que ajudam na tarefa de alfabetizar e de enriquecer o universo lúdico do ensino para crianças. O blog traz uma série de atividades para datas comemorativas, com fotos e manuais.
cantinho_alternativo

4- Pensar Eco
Destaca-se pelo comprometimento com a ecologia e a sustentabilidade, apesar de não ser voltado diretamente para sala de aula, dispõe de conteúdo que pode ser trabalhado com alunos. Com base em assuntos socioambientais, compartilha textos, materiais e iniciativas com intuito de melhorar a situação do meio ambiente. O blog é da Érica Sena, formada em ciências biológicas e gestão ambiental, está no ar desde 2009.
pensar_eco

5- Blog da Professora Valdete Cantu
Blogue da professora Valdete Cantu, destina-se a ao ensino infantil e diversos outros assunto do aprendizado escolar. Compartilha atividades e textos que podem ser feitos em sala de aula, além de temáticas que servem de base para a formação de professores.
valdete_cantu

6 – O Mundo da Alfabetização
Blog voltado ao ensino infantil, traz materiais para professores e pais, atividades didáticas para serem desenvolvidas com as crianças no processo de alfabetização. A educadora Tatiana Sibovitz comanda o blog desde 2007.
mundo_alfabetizacao

7– Utilizando mídias na educação
Blog com conteúdo para professores e alunos, com uma temática voltada ao uso das mídias na educação. Compartilha textos, links e vários materiais para os leitores com o objetivo de diversificar o conteúdo do aprendizado, a editora do site é a professora Fernanda Tardin.
utilizando_midias

8 – Bibliotequices e afins
Site com conteúdo dedicado à literatura, ao universo dos livros. Profunda análise e várias informações sobre bibliotecas de todo o Brasil, além de indicações e análise de leitura. Quem gosta de ler vai encontrar bons materias no blog da bibliotecária Roseli Venâncio Pedroso.
biblio_afins

9- Gibiteca
O blog Gibiteca está no ar desde 2007, o blog é ligado a iniciativa da Gibiteca, uma biblioteca de Gibis em Minas Gerais, que inclusive recebe doações de Gibis de todo o Brasil. A professora de história Natania Nogueira compartilha as experiências e projetos realizados em sala de aula para os internautas.
gibi_teca

10 – Educação Reload
Site com dicas e técnicas para quem está se preparando para o Enem e para concursos públicos, o estudante pode se cadastrar e receber materiais para estudo no seu email, além de ficar por dentro de dicas e discussões sobre cursos e especializações.
edu_load

Nenhum comentário:

Postar um comentário