Contatos:

Fone/Fax: (66)34941071
E-mail: sjp.ee.ludovicov.camargo@educacao.mt.gov.br

Fachada da Escola

Fachada da Escola

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. "Paulo Freire"

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Aplicativo no Facebook ajuda a estudar para o Enem

AppProva apresenta quiz com mais de 9 mil questões; sistema identifica lacunas de conhecimento e sugere pontos a desenvolver

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abrem apenas na próxima segunda-feira (12/5), mas os estudantes já podem começar a se preparar para a prova. Com o apoio do aplicativo gratuito AppProva, os alunos podem estudar de forma divertida, respondendo a questões que aparecem como em um jogo. A ferramenta testa os conhecimentos e aponta os conteúdos que precisam ser estudados por cada um. E mais: tudo isso pelo Facebook.
“Os alunos estão nas redes sociais. Esse espaço costuma ser apenas de lazer, mas não precisa ser assim”, afirmou Matheus Goyás, diretor de estratégia da EI&T, empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. Com mais de 9 mil testes – entre questões inéditas e outras que já caíram em edições anteriores do exame –, a ferramenta está disponível em sua versão mais completa no Facebook, mas também tem versões para dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.
O aplicativo oferece três possibilidades para os estudantes que desejam treinar os seus conhecimentos. Eles podem escolher entre jogar um quiz, participar de um desafio com outros colegas ou até mesmo realizar um simulado nos moldes da prova do Enem. Conforme o aluno responde a questões e comete erros, a plataforma sugere dicas de conteúdos da matriz curricular em que ele ainda precisa se aprofundar. Por exemplo, quando um aluno marca a resposta errada em uma questão de física sobre calor, pressão e volume, ele recebe a sugestão para estudar mais termodinâmica. De acordo com Goyás, isso é fundamental para o aluno perceber as suas dificuldades e identificar maneiras de melhorar seu resultado.
Para evitar os famosos chutes, a ferramenta conta com a opção de contabilizar a pontuação dos estudantes pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), o mesmo método utilizado na correção do Enem. Com a TRI, o resultado final não considera apenas o número de questões corretas, mas leva em conta o grau de dificuldade e diminui o peso de eventuais acertos fora do padrão. A outra opção é que o estudante avalie seu desempenho apenas pela contagem de acertos, que é a forma como ele costuma ser avaliados na escola.
Entre outras funcionalidades do AppProva, existe a possibilidade de o aluno ter acesso a um relatório de desenvolvimento, incluindo estatísticas sobre o seu desempenho em cada uma das áreas de conhecimento e a comparação com a média geral de outros colegas que optaram por concorrer a uma vaga no mesmo curso que ele.
Atualmente, o aplicativo conta com mais de 500 mil usuários cadastrados. Além disso, a ferramenta já tem sido utilizada oficialmente por 15 escolas, nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Essas instituições recebem relatórios com o desempenho dos seus alunos e as principais dificuldades que eles apresentaram para serem trabalhadas pelo professor em sala de aula. Segundo Goyás, os resultados dessa adesão podem ser observados no ranking do Enem por escolas. “Os colégios melhoraram os seus resultados e a classificação geral”, contou.
“Nós entendemos que a tecnologia pode proporcionar o acesso para pessoas que não teriam como se preparar para uma prova como essa”, explicou. Segundo ele, ao optar por disponibilizar essa ferramenta nas redes sociais ou em dispositivos móveis, é possível utilizar um ambiente familiar para o aluno, estimulando o seu desenvolvimento e o nível de preparação.

Fonte: http://porvir.org/aplicativo-facebook-ajuda-estudar-para-enem/

7 ferramentas para criar histórias em quadrinhos com os alunos

Confira uma seleção de recursos para incentivar a produção autoral de histórias, incluindo cenários, personagens e muitos balõezinhos:



Pixton
A ferramenta permite criar e compartilhar histórias com diferentes opções de cenários, personagens e expressões. A Pixton também oferece opções de contas para escolas e professores, que contam com um espaço privado para reunir alunos, criar quadrinhos em grupos, gravar narrações e até mesmo trabalhar com ferramentas de avaliação.
Create Your Own Comic
Que tal incentivar a produção de histórias utilizando os personagens da Marvel? O site Create Your Own Comic permite montar quadrinhos com Capitão América, Homem-Aranha, Hulk e tantos outros. São diversos templates diferentes que possibilitam criar uma revistinha para salvar, imprimir e até mesmo compartilhar.
GoAnimate
Para quem deseja dar vida aos quadrinhos, o site GoAnimate ajuda a montar pequenas animações. Ele oferece personagens, cenários e objetos prontos para serem personalizados por professores, alunos e outros usuários.
ReadWriteThink
A ferramenta permite escolher diferentes templates para criar histórias. Em cada quadrinho, o usuário pode incluir personagens, objetos, balõezinhos e textos. Ao terminar, ele pode imprimir sua revistinha para colorir.
ToonDoo
O ToonDoo traz diversas ferramentas para auxiliar na produção de histórias em quadrinhos. São várias opções de cenários, personagens, objetos, carimbos e balõezinhos, além de também permitir a inclusão de fotos.
Stripcreator
O Stripcreator possibilita criar e compartilhar histórias curtas, com até três quadrinhos. No site, o usuário consegue escolher entre diversos personagens e cenários para montar a sua tirinha e compartilhar a sua criação.
Pencil
Para professores e alunos que desejam criar suas próprias ilustrações, o programa Pencil pode ser uma boa solução. Desenvolvido para possibilitar a elaboração de desenhos à mão e no estilo cartoon, ele é considerado uma alternativa para criar animações em 2D de forma simples.

Fonte: porvir.org/7-ferramentas-para-criar-historias-em-quadrinhos-os-alunos/

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Projeto Reforço Conectado

O projeto acontece todas as Terças feira no período matutino e tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento dos alunos do Laboratório de aprendizagem o mesmo é desenvolvido pelos profissionais: Denise, José Carlos, Raquel e Silvia.
Os alunos aprendem brincando, pois a metodologia de trabalho são jogos educativos.




















Festa Setembrina

Projeto desenvolvido na escola pelo professor Alex.



















Calendário de reposição da Greve - 2016